Vem,
Te direi em segredo
Aonde leva esta dança.

Vê como as partículas do ar
E os grãos de areia do deserto
Giram desnorteados.

Cada átomo
Feliz ou miserável,
Gira apaixonado
Em torno do sol.

Jalal al-Din Husain Rumi - Poema Sufi

Faltam-te pés para viajar?

Viaja dentro de ti mesmo,

E reflete, como a mina de rubis,

Os raios de sol para fora de ti.

A viagem conduzirá a teu ser,

transmutará teu pó em ouro puro.

Morgenstern?! Ao final do Blog!


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ilhas Canárias em estado de Alerta Vermelho!!! Por Enquanto...

 A notícia abaixo data agora de 2 de novembro de 2011, direto de Madrid!
Se você quer a notícia precisa,  melhor ir direto ao país, os noticiarios intermediários nunca contam tudo: http://www.elpais.com/articulo/sociedad/cerca/erupcion/elpepisoc/20111102elpepisoc_2/Tes

El Hiero está mais próximo a cada dia de uma nova erupção. Ainda que os cientistas manipulem o que ocorre com o magma no subsolo com grande incerteza, os sinais indiretos (aumetno dos terremotos e liberação de gases) apontam para uma repetição do fenômeno registrado em 10 de outubro, desta vez, possivelmente no norte da Ilha e em frente ao sua maior cidade, Frontera, de 4 mil habitantes.

A erupção já em andamento se produziu ao sul de El Hierro, em frente a localidade de La Restinga, com somente 600 vizinhos, por qual motivo o desalojamento não supõe maiores problemas. Ali se concentram os terremotos desde há aproximadamente uma semana, quando os hipocentros migraram até o norte. Que o magma saia em frente a Frontera, era uma das primeiras possibilidades que manuseavam os cientistas desde o mês de julho passado começou uma série sísmica. Na verdade, o coordenador de emergências, Juan Manuel Santana, explicou a este jornal que as autoridades haviam contactado com companhias de navegação e aerolíneas em um caso extremo, se era necessário evacuar as 4 mil pessoas. "Eles não vão deixar a ilha", responderam depois os responsáveis do plano de emergência.

Os temores ocorrem porque as medidas indiretas ao norte reproduzem fielmente o ocorrido ao sul, antes da saída do magma. Por outro lado, segue o tremor - o sinal típico que registram os sismógrafos por causa do movimento de lava -; que está aumentando a saída de gases desde o edifício vulcânico, a atividade sísmica tornou a disparar depois de um período de calma com a primeira erupção e ao norte existem deformações (sinal que o magma pressiona para sair).

 Um sismólogo do CSIC analisa os dados das erupções de La Restinga.- DESIREE MARTIN (AFP)
(ndt: desculpem a observação esdrúxula, mas a tecnologia ali é a mais pura "boa vontade", é um trabalho de "formiguinha"! E isso depende o aviso da formação de um mega tsunami que pode pegar três continentes no atlântico!? )

Ainda que ninguem saiba se pode cessar imediatamente, a leitura dos cientistas consultados - que exigem anonimato, porque  tem um porta voz único - é que existem "muitas probabiliades de que haja uma erupção"  (ndt: SOCORRO, eu não sou da área e só vendo os dados de sismos qualquer "tapado" sabe que o negócio vai "ferver" e ainda teria que esperar um porta voz para oficializar?!) porque os sinais "são o livro".

O Instituto Geográfico Nacional (IGN) registrou durante as primeiras horas de ontem 31 sismos nas proximidades do litoral. O maior deles foi de 3,9 e ocorreu a 4,15 a 21 kilômetros de profundidade. Não é primeiro desta magnitude produzido nos últimos dias. O IGN já registrou dois assim no domingo (ndt: Ali!). O dia anterior do aparecimento dos sinais de uma erupção ao sul, a ilha sofreu um sismo de 4,4. 

El Hierro segue com o semáforo vulcânico em amarelo (emergência) e vermelho (erupção) na zona da La Restinga. No momento não é necessário elevar o nível de alerta (ndt: existem cores mais acima?!!!AHAHAH quando tivermos toda a fumaça, gases e raios em plena escuridão... estes jornalistas são "gente boa"!)

Os cientistas do IGN são muito cautelosos nas suas previsões, talvez porque os acontecimentos tem desbaratado mais uma vez seus prognósticos. "Com uma recuperação sísmica e a emissão de CO2 aumentando, é claro que não acabou a erupção do magma. Esse arranque de atividade não escreveu seu último capítulo" (ndt: como eles sabem?! HAHAH, porque vai ser o último, com a ilha afundando no mar com todo seu magma) concluiu Nemesio Pérez, do Instituto Vulcanológico de Canárias (Involcán).

Diante desta possibilidade, o Ministério da Defesa decidiu, ontem, reforçar o contingente da unidade militar de emergência que moveu para a ilha, no último 28 de setembro, segundo confirmou um porta-voz do governo. Enviou mais seis efetivos e material logístico (barracas, serviços...). A idéia é ter capacidade para instalar em poucas horas um acampamento para 2 mil pessoas, porque se tiverem que desalojar El Golfo, segundo confirmou um porta-voz (ndt: eles gostam de porta-vozes...) do governo. Uma eventual erupção ao norte pode ser mais problemática que ao sul, não somente pela população afetada (ndt: o povo é o de "menos"). O solo marinho está coberto por restos de uma enorme desprendimento de terra que se produz há  milhões de anos (claramente visível desde o terreno). Essa acumulação de materiais pode dificultar a saída de gases do vulcão que por sua vez pode favorecer os deslizamentos.

Os terremotos se situavam, ontem, a grande profundidade, a mais de 20 km, ainda existe quem duvide que o modelo que calcula a localização do hipocentro está bem calculado (ndt: EU ME RENDO, nem eles tem consenso). Durante a véspera da primeira erupção, os sismos se localizavam a uns 15 km. Sem dúvida, os dias anteriores se há notado que ascendiam. O magma, ao tentar sair a superfície, fratura a rocha e isso é o que gera os terremotos (ndt: que bom eles serem didáticos).


O navio Ramón Margalef, que tem varrido o fundo marinho ao norte para conhecer a batimetria (ndt: mapeamento do relevo do fundo do mar), fez públicas, ontem, as primeiras imagens do Mar de Las Calmas, próxima da zona da erupção, mas os cientistas não alcançaram tomadas das zonas exatas por causa da turbidez das águas, onde na segunda-feira voltaram a aparecer piroclastos (ndt: designação dada em geologia aos fragmentos de rocha sólida que são expelidos para o ar pela erupção de um vulcão) fumegantes na superfície do mar (ndt: a figura abaixo é do meu post anterior - http://morgenstern2000.blogspot.com/2011/11/mais-um-vulcao-em-erupcao-nas-ilhas.html-, mas tira qualquer dúvida! e a figura seguinte completa o chamado sobre as manchas!).



A mancha de enxofre rodeia já toda a ilha (ndt: sem mais comentários). A gravação é o batismo para o robô Liropus 2000 (ndt: parece coisa de vassoura de Harry Potter ahahah), um submarino inteligente, orgulho do Ministério de Ciência e Tecnologia, que estava sem estreiar e já custou 1,5 milhões de euros (ndt: eu juro que queria uma reportagem séria). As imagens poderão ser vistas no vídeo: 
http://www.elpais.com/videos/sociedad/Primeras/imagenes/submarinas/Restinga/elpepusoc/20111102elpepusoc_1/Ves/

O governo canario recomendou, ontem, aos vizinhos de El Hierro para não comerem pescado da zona onde se registrou a erupção. Embora as necropsias praticadas verificassem que os peixes morreram por causa da mudança de pressão, as autoridades consideram que é preferível não consumir pescado capturado nesta zona. O Executivo enviou ao laboratório mostras de duas partes de peixes e pediram que se analise o conteúdo de metais pesados e outros tóxicos como dioxinas e PCB (ndt: são uma classe de compostos químicos, obtidos a partir do bifenilo, substituindo 1 a 10 hidrogênios por cloro formando 209 congêneres possíveis).

Por outra parte, o Boletim Oficial do Estado (ndt: igual ao nosso Diário Oficial) publicou, ontem, as ajudas aos afetados pelo vulcão de El Hierro, que concede a isenção do Imposto sobre Bens Imóveis de 2011 aos edifícios afetados pela erupção (ndt: cobrar imposto de uma casa que terão que abandonar), informa Efe.


 ________________

 Fonte: http://www.elpais.com/articulo/sociedad/cerca/erupcion/elpepisoc/20111102elpepisoc_2/Tes
           http://morgenstern2000.blogspot.com/2011/11/mais-um-vulcao-em-erupcao-nas-ilhas.html
Tradução: Simone Cardoso (http://morgenstern2000.blogspot.com)

Obs: quem quiser consultar jornais do mundo todo: http://www.espanhol.org/diarios.htm









Um comentário: